QUARTINHO DA BAGUNÇA 1 – Desapego

Nosso cômodo da vez é o Quartinho da Bagunça, ou como costumo chamar, a sala de jogos, pois chegamos e vamos jogando tudo ! hahahahaha.

Essa lição é muito perto da que aconteceu semana passada, pois a própria lavanderia pode ser o famoso quartinho da bagunça.

Ele pode ser também o quarto de hóspedes que nunca é usado para hospedes pois não dá nem pra entrar.

Pode ser também o depósito da família toda, pois em muitos casos as pessoas enxergam espaços vazios na nossa casa e se sentem no direito de dar seus cacarecos para guardar, afinal tem espaço.

Mas quem disse que espaço vazio precisa ser ocupado????

Aqui vão as duas primeira lições de hoje:

  • sua casa não é um depósito, só por que tem espaço
  • precisamos nos posicionar e deixar claro o que pode ou não no nosso lar, caso contrário todo mundo soca coisas na nossa casa e quem fica com o peso???? Você aí que está lendo essa lição

Aqui pode ter vindo coisas da área de serviço e até de outros locais da organização, e agora é a hora meu Brasilllll desse quartinho da bagunça ser extinto. Pelo menos não terá mais esse nome, combinado?

Vamos abordar várias partes da organização do quartinho da bagunça neste mês. O tema quartinho da bagunça pode voltar em outro mês analisado por outros ângulos e áreas.

Pra inicio de conversa, temos sempre que avaliar qual é o objetivo desse espaço, certo? Estamos falando aqui de um cômodo que pode até ser indefinido hoje, mas uma coisa é certa: quartinho da bagunça, nunca mais 😉

Então o que esse cômodo voltará a ser: quarto de hóspedes, escritório, sala de televisão, sala de jogos, quarto do filho que já casou e saiu de casa e agora vai virar um atelier, por exemplo e assim vai.

Mas como falamos mais acima, dê uma boa avaliada neste espaço, pra que ele serve, o que tem nele e a periodicidade que são usadas essas coisas.

Mais uma vez, lembrando pra você, que parecem perguntas bobas, mas são de extrema importância pra você começar a organizar qualquer coisa.

Entendido isso, você vai pensar o que é feito naquele espaço.

Vamos listar exatamente o que é feito e o que é guardado neste espaço, pra que ele serve…

Algumas perguntas pra ajudar:

  • Ele é só seu?
  • Você guarda apenas coisas que ainda usa ou coisas que não mexe há anos?
  • Tem mais algumas coisas dentro desse espaço que não são suas?
  • Talvez algo de outra pessoa da família ou mesmo coisas de férias ou viagens (tipo artigos de praia, de neve, enfim, o céu é o limite).
  • Bicicletas, equipamentos, ferramentas, etc.

Lembre daquelas regrinhas que combinamos lá nas lições anteriores: primeira coisa a se fazer ao organizar um cômodo (ou parte dele) é entender pra que ele serve. COMO ELE SERVE VOCÊ E SUA FAMÍLIA ?

E para relembrar, estamos falando de um ambiente geralmente esquecido por todos, porém, podem ter coisas pessoais, então pode ser que precise da ajuda para organizar esse cômodo, pelo menos na hora de selecionar o que fica e o que vai.

Nunca podemos esquecer que não mexemos e muito menos eliminamos coisas que não são nossas! Você faz até com boa intenção, mas isso é uma espécie de invasão de privacidade. As pessoas se sentem afrontadas quando chega alguém e sai mexendo e jogando fora nossas coisas.

E nesse local é possível ter coisas de outros os membros da família que nem moram na sua casa, os famosos pode guardar pra mim naquele seu quartinho enquanto vejo o que faço, e está fazendo aniversário lá…

Então vamos por partes pra ficar mais fácil 😉

Desapego

✅ Primeiríssima coisa e você já deve saber,né? Parece bobo ficar repetindo isso, mas acredite eu que sou profissional fico tão animada em começar uma organização que é muito, mas muito comum esquecer das fotos do antes !!!

Tem que fotografar TUDO agora! ?

Vai ser muito legal, se vc quiser, postar o antes e depois na nossa comunidade no Facebook. Se você não quiser postar tudo bem ok? Guarda as fotos pra vc. MAS TIRA AS FOTOS!

Quando você posta um relato além de você AJUDAR/INCENTIVAR outras colegas que estão buscando a mesma coisa que você, quem posta as fotos concorre aos sorteios ao final de cada assunto, ou seja depois das 4 lições, teremos o sorteio com prêmios incríveis como: ingressos pra eventos, produtos organizadores, e outras coisas doidas que estamos pensando… ?

?Tirar foto do antes e do depois. Usa seu celular pra fotografar tudinho de todos os ângulos.

Tarefa 1

Nesse momento você já sabe qual é a “função” do quartinho da bagunça, você vai agora analisar tudo que você guarda ali e como é seu dia-a-dia.

Por que você precisa entender se tudo que está guardando ali é útil no seu dia-a-dia corrido, na sua vida ou acabou virando aquele espaço que tem de tudo um pouco e até coisas que não são suas.

Algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Realmente uso ou já usei as coisas que tem aqui?
  • Tem coisas de outras pessoas?
  • Tem móveis danificados ou sem condições de uso?
  • Guardo recordações demais nele só por ter espaço?
  • Alguém usa esse espaço para algum outro fim, como trabalhar, estudar, ler, etc.?

Vamos pra segunda tarefa!!

Tarefa 2

Agora você vai dar uma boa selecionada em cada pedacinho do quartinho:

  • Se tem coisas que não fazem mais sentido estar ali (eletroeletrônicos que estão precisando de conserto ou nem concerto tem mais;
  • Se tem coisas que são usadas em momentos específicos, ítens de férias, de algum esporte que não é praticado mais, de artigos que não são mais usados, tipo artigos de acampamento e vocês não fazem mais isso
  • Ou até coisas que não são suas.

E se perguntar

  • Isso aqui é realmente útil e precisa ficar aqui?
  • já usei alguma vez desde que veio pra cá?
  • Há quanto tempo não uso?
  • Pode ser doado?
  • Pode ser vendido?

Só para ilustrar um pouco. Um vez uma pessoa tinha um chapa elétrica de fazer carne assada, sabe? E não passava adiante pois achava que um dia usaria.

Até que se decidiu e anunciou num site de vendas por um valor baixo, só pra não sair no prejuízo, e sabe quem comprou? Uma moça que estava com câncer e precisava se alimentar basicamente de carne grelhada devido outras complicações e não tinha dinheiro para comprar um nova, então aquela que, mesmo usada era nova, foi o que ela conseguiu comprar.

Então pode ter certeza que sempre tem alguém precisando muito de algo que está jogado na sua casa. Decida se desapegar e Deus vai colocar a pessoa certa para receber esse item 😉

Tarefa 3

Agora vem a parte “faca na caveira”!!!

Chamar as pessoas que tem coisas no seu quartinho que não foram mais pegar e dar um prazo de duas semanas para elas virem buscar, caso contrário você vai doar.

Isso mesmo, de agora em diante, de uma forma delicada e cortês, vai anunciar para as pessoas que está organizando sua casa e não poderá mais ser feita de depósito 😉

“Prestenção” não é pra declarar a segunda guerra mundial, ok? É pra ligar, ouviu bem, LIGAR, não mandar mensagem, sabe por que? Por que mensagem não tem tom e a pessoa vai ler no tom que ela quiser e pode ter certeza que não vai ser um tom bacana ela ler do nada que se em duas semanas não for buscar algo na sua casa, ela vai perder rsrsrs

Você liga, dá um oi, bate um papo, pergunta do carnaval e depois chega no assunto… Sabe tal coisa sua que está aqui em casa? Então, estou organizando meu quartinho e preciso de espaço, então gostaria de pedir que em até duas semanas dê um destino, tudo bem?

Você vai se surpreender com certas respostas, tipo, nossa nem lembrava que isso estava aí, pode doar se souber de alguém que queira… rsrsrsrs

Então vai ficar neste cômodo somente coisas que precisam ficar.

DICA: Cuidado com recordações demasiadas, isso pode ser uma pego muito forte. Por exemplo, roupas de quando seus filhos eram bebês, porém hoje já estão na faculdade ou casados, trabalhos escolares infantil, medalhas, etc.

O que pode ser feito é selecionar alguns itens e guardar e os demais, fotografar para guardar de recordação, mas doar, para pessoas que podem estar precisando ou até mandar para reciclagem e se não tiver utilidade, no lixo.

?Lembrete: tirar foto de tudo

Dicas extras:

>> 15 MINUTOS: Pra não ficar pesado pra você faça o desapego usando só 15 minutinhos por dia. Não precisa fazer de uma vez só…
Por esse motivo já vamos categorizando todos os produtos, para poder fazer aos poucos e poder continuar no dia seguinte 😉

Dia 1) Seleção do que é tralha e lixo;

Dia 2) Tirar o que não é usado e dar destino (doar, vender ou desapegar);

Dia 3) Separar e dar um prazo para coisas que não são suas serem retiradas;

Dia 4) Fazer uma seleção das recordações que quer ficar e fotografar o restante;

Dia 5) Dar um novo nome e utilidade para esse cômodo.

Vamos fazendo a mágica da organização na sua casa sem ficar pesado.

>> CALMA: não se preocupa ainda com a casinha de cada coisa, por enquanto. Saber onde aquilo vai morar. Não se organiza tralha e você primeiro precisa desapegar pra depois organizar.

Missão final 1

Postar um relato na nossa comunidade do Facebook:

Você tem que postar fotos na nossa comunidade no facebook. Foto do que saiu do seu quartinho da bagunça, mostrar o antes e depois, explicar pra gente porque que você resolveu desapegar. Como foi? Como vc se sentiu? Encontrou alguma coisa perdida a tempo ou que nem lembrava que tinha? Devolveu alguma coisa que não era sua?

Posta também uma foto de tudo o que vc ta desapegando…

Importante: se você postar um vídeo vai ser SEMPRE mais legal!

Missão final 2

DICA[1]: as coisas que serão desapegadas, doadas ou devolvidas pra fora o quanto antes pra fora da sua casa pra não correr o risco de VOLTAR tudo para lá. Já vi muita gente que separa coisas pra desapegar e, pq não fazer isso rápido, acaba voltando com as tralhas pra dentro de casa. Você já teve o trabalho de separar e descartar isso tudo.

DICA[2]: Deixa tudo separadinho por categoria que semana que vem quando a gente for achar as casinhas para cada coisa, fica fácil de guardar 😉

CONSERTO: caso tenha alguma coisa que precise de conserto, já coloca em uma bolsa ou caixa e essa semana, leva para arrumar, ok?

Conteúdos Extras

⏯ Veja esse trecho de vídeo que interessante, sobre os pesos que carregamos quando guardamos tudo conosco 😉