Vamos começar essa lição 2 – casinha
Encontrando a Casinha
Vamos lá, hora de encontrar casinhas pra esses ítens que estão “perdidos” pela sua sala
Essa é uma parte fundamental da organização porque normalmente as coisas não voltam pro lugar porque elas NÃO TEM LUGAR DEFINIDO, e principalmente que todos saibam!.
Colocar esses ítens perto de onde você utiliza. Essa é uma regra de ouro! Se ficar muito difícil de pegar ou devolver esse objeto, ele não vai voltar para sua casinha!
Se a gente deixa as coisas que são mais usadas na altura das mãos, fácil de pegar, isso facilita o trabalho como um todo dentro da cozinha e ainda facilita o depois, o retorno desses ítens pro lugar.
Mas também, estamos falando da sala de estar e muitas coisas que acabam ficando aqui não são utilizadas constantemente, tipo, pinheirinho, enfeites de natal, páscoa, são joão, fotos, recordações, CDs, DVD’s, etc.
Então já começamos semana passada a criar as categorias para esses ítens.
Você aprendeu o que são as categorias, mas agora vamos ver alguns exemplos da sala:
Categoria usados na sala de estar:
- Nós os porta retratos, decoração, quadros, um suporte almofadas, puff, cadeiras de descanso, espreguiçadeiras, revistas, livros, etc.
Categoria “só são guardados na sala de estar”:
- Álbuns de fotos, recordações, material escolar do ano anterior, recordações dos filhos do tempo de criança, pinheirinho, enfeites de datas comemorativas, bebidas, etc
- podemos ter o local de deixar as bolsas e sapatos para facilitar a saída, as chaves, casacos, etc.
Onde guardar? os itens decorativos são meio que autoexplicativos, ficam decorando o ambiente.
Vale aqui um cuidado que é, não poluir visualmente o ambiente com muita informação, muitos porta retratos, muitos quadros, isso também pesa o ambiente e muito.
Agora os demais itens bem alocados, podem ficar nos armários, balcões, prateleiras, etc. Se esse for o caso, pois às vezes não tem toda essa estrutura.
Já para os itens “provisórios” é bacana implementar a caixa de entrada ou seja, cada membro da casa tem seu local específico de deixar seu sapato, bolsa/mochila, chaves, carteira, etc.
Veja alguma inspirações e algumas com coisas bem simples de fazer como caixas de madeira:
Pense fora “do armário”! Você também pode usar a criatividade na hora de organizar, principalmente quando falamos da sala e entrada da casa
Uma caixa velha, uma escada, um pedaço de madeira, uns ganchos, podem virar um ótimo “porta bolsas, casacos, chaves, etc.” na sua sala.
Não somente para vocês, como para as visitas.
Agora, se você não tem espaço na sala de estar ou entrada, pode usar a porta, por que não?
Importante
Importante: Quando o assunto é produto organizador, ou quando é casinha, não existe a regra suprema. Não existe a regra do FBI da organização que diz que TEM que ser isso ou aquilo, que TEM que usar o produto organizador X ou Y.
Pois uma casa organizada é uma casa prática.
Missão final
Postar um relato na nossa comunidade do Facebook:
Postar um relato na nossa comunidade do Facebook: explicando com fotos e/ou vídeos as mudanças na sua sala de estar, o que ficou melhor e como a família reagiu.